A retenção de antigos consumidores é muito importante para qualquer negócio. Mas, ainda assim, atrair clientes também é uma tática que nunca deve ficar de lado. Você precisa de novas pessoas para conquistar e fidelizar, aumentando cada vez mais a base.
O primeiro passo é identificar o perfil do público, para criar planos personalizados de acordo com as suas necessidades. Depois, é importante colocar algumas ações em prática, sobretudo em relação ao marketing.
Se você tem um salão de beleza e precisa atrair clientes agora, listamos algumas estratégias perfeitas e simples de executar.
Veja essas dicas para atrair mais clientes
A atração de novos consumidores para o seu salão de beleza abre as portas para o processo de retenção e para a fidelização. Esse, aliás, deve ser o objetivo de todo gestor: criar um base forte de clientes, que se tornem grandes parceiros e divulgadores de sua marca. Assim, o faturamento e o posicionamento da sua empresa no mercado se fortalecem.
Entre as dicas para atrair mais clientes, destacamos primeiramente:
Identificar as “dores” do seu público
Desde já, identificar os pontos fracos de seus clientes vai abrir caminhos para ajudá-los. Se você já conhece o problema, terá mais facilidade para propor soluções. Essa é uma tática que realmente dá certo, pois os consumidores se sentem “abraçados” pela marca, aumentando o potencial de compra de um produto ou realização de um serviço.
Por outro lado, se houver concorrentes perto de seu salão, a dica é identificar os pontos problemáticos do cliente e destacar os diferenciais do seu negócio – distância, preço, serviços oferecidos, flexibilidade de reserva, reserva online, estrutura, enfim.
Tente sempre encontrar respostas, algo que seja funcional e acabe com qualquer barreira para que a pessoa se torne um potencial cliente de seu salão de beleza.
Otimizar suas redes sociais
É fato: as pessoas estão cada vez mais conectadas, fortalecendo as redes sociais, aumentando a presença online, interagindo e fazendo compras.
Sendo assim, toda empresa deve aproveitar esse cenário para otimizar todos os seus canais, desde o site oficial até o blog e as redes – do Facebook ao Linkedin, por exemplo.
Aproveite e use para ganhar mais seguidores, atendê-los online e até criar uma agenda personalizada. Do mesmo modo, vale se inspirar nas estratégias de marketing digital para atrair clientes, como a divulgação de conteúdo de valor.
Promover serviços e produtos
Que tal usar as suas páginas para fazer promoções exclusivas e interativas? Além disso, os sorteios são boas formas de gerar buzz e promover o seu salão de beleza.
Um exemplo clássico: sortear um combo com três tipos de procedimentos. Divulgar no Instagram e pedir para que as pessoas marquem um amigo e compartilhem a publicação. A partir daí, eles concorrem ao prêmio. Somente essas ações renderá mais seguidores para a sua página, que podem se tornar potenciais clientes.
Do mesmo modo, essa é uma forma de promover um serviço de sua empresa, assim como um produto que é utilizado para os cabelos, para o rosto, para a pele, etc.
Criar programas de fidelidade e recompensas
Ofereça recompensas aos seus clientes por indicar novos clientes ao seu salão. Crie uma base forte com novos consumidores e crie um clube personalizado, para que recebem ofertas exclusivas.
Um cliente adora se sentir importante e “mimado” pela empresa. Conforme recomenda mais pessoas (e essa pessoa adquire um serviço de seu salão), ganha uma recompensa, como um procedimento grátis, por exemplo.
De acordo com especialistas, implementar um programa de fidelidade não só atrairá novos clientes, mas aumentará a frequência de visitas e a fidelização dos já existentes.
Fazer um gerenciamento online frequente
Manter uma presença positiva online atrairá novas pessoas para conhecer o seu salão de beleza. Por isso, é importante gerenciar informações importantes sobre a empresa – como a reputação, o atendimento, e todos os dados relevantes.
É importante destacar sempre o horário de funcionamento, os canais de contato, um site atualizado e um blog repleto de conteúdo. Não hesite em fortalecer as plataformas digitais do seu salão, atentando-se à gestão para que os potenciais clientes estejam sempre bem informados.
Além disso, o cadastro no Google Meu Negócio é essencial, para que o seu salão apareça nas pesquisas locais. Assim, quem está próximo conhecerá o empreendimento por meio da internet, bem como todos os dados necessários para que faça uma visita rapidamente.
Investir em processos automatizados
Se as tendências digitais estão em alta, nada melhor que deixar os processos automatizados para ficarem mais práticos. Sendo assim, vale aproveitar a tecnologia para otimizar uma série de demandas de seu salão – e, assim, atrair mais clientes.
Quem vai além do convencional com certeza se destaca e chama atenção das pessoas. Hoje em dia todos buscam mais facilidade. Para se ter ideia, existem aplicativos para diversas tarefas e com o seu negócio não deve ser diferente.
O agendamento é um dos maiores exemplos. Para que usar a velha agenda física se é possível usar um app com uma agenda totalmente personalizada, para que os clientes possam reservar direto de seus smartphones?
Essa é uma novidade que está presente em salões de beleza, spas, barbearias, clínicas de estética e uma série de empresas!